terça-feira, agosto 30, 2005

Registro Grátis para o browser Opera

O browser Opera disponibilizou, em comemoração aos seus 10 anos de existência online, uma oportunidade para as pessoas obterem números de licença gratuitos.

O Opera sempre foi um browser gratuito, mas sustentado por progaganda. Usuários registrados tem a opção de remover a propaganda, que aparece em forma de banner, ocupando uma região da janela do browser.

Obtenha sua licença gratuita aqui: http://my.opera.com/community/party/reg.dml. Não exige nenhum registro complexo, apenas informe seu email.

domingo, agosto 28, 2005

Web Service dos correios

Hoje, por acaso, encontrei um web service dos correios, acessível pelo Office 2003:

http://www.correios.com.br/parcerias/cep/office2003/

O que eu ficaria muito feliz em saber é qual o protocolo que eles utilizam para se comunicar (já notei que é troca de XML via SOAP), para poder desenvolver um cliente compatível. Que tal?

Edição: Alguns avanços: http://tinyurl.com/d7a6m

quarta-feira, agosto 24, 2005

Google Talk

Foi lançado hoje o Google Talk. Uma rede de mensagens instantâneas criada pelo Google, mas com um diferencial acho realmente importante: utiliza o protocolo aberto Jabber/XMPP.

Isso significa várias coisas interessantes: a principal é que o Google não está reinventando a roda, e ainda está incentivando o software livre e os protocolos abertos - coisa que não podemos dizer das outras empresas que tem IMs.

Além disso, ele se torna independente de aplicação cliente. Como utiliza o protocolo Jabber, é possível utilizar clientes como GAIM (Linux e Windows), iChat (MacOSX) e Trillian (Windows).

Eu já estou convidando todos os meus contatos para o Google Talk, e quem sabe conseguimos desinstalar o MSN e seus 25MB de RAM, carinhas animadas e banners chatos? (o Google Talk ocupa apenas 6MB na RAM).

segunda-feira, agosto 15, 2005

RSS Readers for Gnome

Uma interessante avaliação dos principais leitores de RSS disponíveis para o Gnome, do Linux.

Veja aqui: http://www.gnomejournal.org/article/25/rss-feed-readers-for-gnome